
O que é uma psicoterapia?
A psicoterapia busca ofertar uma escuta atenta e sensível para a vida emocional. Enquanto humanos somos permeados por emoções e por pensamentos o tempo inteiro.
Uma escuta orientada pela Psicanálise nos conduz pelos caminhos do Inconsciente - território este desconhecido em cada um de nós - mas extremamente atuante em nossos processos mentais, em nossas sensações, em nossas relações e em nossas ações.
Afinal, quem nunca se perguntou: “Da onde está vindo esta angústia?”; “Por que tenho crises de ansiedade?”, "Por que todos os médicos dizem que não tenho nada, mas sigo com determinado sintoma?”.
São diversas e também enigmáticas as formas que o sofrimento emocional encontra para se expressar, sinalizando que algo precisa ser pensado, sentido e escutado.
Para que possamos compreender essas manifestações do nosso mundo interno e nossa forma de lidar com os nossos afetos mais íntimos, necessitamos de um outro que esteja disposto e preparado para nos escutar, em um espaço livre de julgamentos e sobretudo confiável.
A psicoterapia se propõe a acolher, refletir, cuidar e transformar determinados elementos mentais. Neste processo o paciente poderá narrar sua história, buscar sentido e significado para determinadas experiências vividas, descobrir e reconhecer suas emoções, construindo assim maior conhecimento a respeito de si e do seu funcionamento.
Tomar consciência de alguns processos inconscientes tende a possibilitar novas condutas e melhores escolhas. Na medida em que se criam novos caminhos psíquicos, rompem-se alguns comportamentos e sofrimentos recorrentes. Desta forma, podemos perceber que as marcas inconscientes que construíram a nossa individualidade, relacionam-se com o presente, por isso a importância de uma psicoterapia que possa acessar e identificar o que pode estar atrapalhando um viver com mais qualidade.
A psicoterapia pode ajudar a aliviar sintomas, a lidar com conflitos internos e externos, a desenvolver habilidades sociais, a melhorar a autoestima e os relacionamentos interpessoais. É altamente indicada para o tratamento de angústias, de transtornos de ansiedade, depressão, fobias e outros.
por Tieli Soldi
"...mas que doce amargura dizer as coisas..."
Raduan Nassar

